O que é a Endoscopia Digestiva Alta?

Por Uniendo
·

A Endoscopia Digestiva Alta permite ao médico examinar a região gastrintestinal superior do paciente, que inclui o esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado). O médico utiliza um tubo fino e flexível chamado de videoendoscópio, que possui um sistema de iluminação próprio e uma câmera de vídeo na extremidade, permitindo a visualização de todo o trajeto percorrido durante o exame, desde a boca até porções iniciais do duodeno.

 

Qual é a finalidade do exame?

Serve para a visualização direta da mucosa do esôfago, estômago e duodeno, permitindo o diagnóstico de doenças como gastrites, úlceras, rastreamento do câncer do aparelho digestivo além da pesquisa da bactéria "Helicobacter pylori".  

 

Como é feito?

É um exame rápido e indolor. O paciente é submetido a uma sedação através de uma injeção endovenosa que facilita a realização do exame.

O exame dura cerca de 15 minutos. Após isso, é necessário que o paciente permaneça em repouso até que o efeito da medicação tenha passado e que ele possa ser liberado pela equipe UNIENDO®