O que é Helicobacter Pylori?

Por Uniendo
·

O Helicobacter pylori é uma bactéria de formato espiral que está presente em grande número de pacientes com gastrite e em torno de 95% de pacientes com úlcera duodenal. Ela vive abaixo da camada de muco, tipo de "saliva" que os órgãos do aparelho digestivo produzem para se proteger da ação ácida do estômago. Pode ser encontrada também entre as células do estômago e tem preferência por um tipo especial de célula gástrica que se encontra no antro gástrico (porção do estômago antes do duodeno).

Estudos confirmam que aproximadamente 50% da população mundial possui essa bactéria.

 

Quais são os sintomas?

O paciente portador do Helicobacter pylori pode não ter qualquer sintoma ou apresentar sintomas chamados "dispépticos", como náusea, inapetência, estufamento, digestão difícil dos alimentos, gases, etc.

Outros sintomas incluem dor intensa tipo queimação ou vazio na boca do estômago, geralmente secundário a uma gastrite ou úlcera que pode ser gástrica ou duodenal. 

 

Por que os sintomas variam?

Acredita-se que a bactéria sozinha não é capaz de causar a doença, pois existe um número considerável de pessoas que estão infectadas e não tem qualquer sintoma ou doença. 

Outros fatores associados podem desencadear o início da doença, como idade, tabagismo, fatores genéticos, nível de secreção ácida do estômago, dieta e muitos outros.

 

Como é feito o diagnóstico?

Através de uma biópsia durante o exame endoscópico. O material coletado é introduzido numa espécie de líquido ou gelatina que contém reagentes que mudam de cor devido aos produtos químicos que a bactéria produz. Algumas horas depois já é possível saber se a pessoa está ou não com a bactéria. É um exame que apresenta eficácia de aproximadamente 98%. 

 

Existe alguma relação da bactéria com o câncer de estômago?

Sabe-se que um grande número de pacientes com câncer de estômago tem a bactéria presente, porém não existe qualquer comprovação direta da associação do Helicobacter pylori com o câncer de estômago.